A Maçã
Maçã é o fruto da macieira, árvore da família Rosacea, pertencente ao género Malus. As variedades mais comuns são M. domestica e M. sieversii e respectivos híbridos. A árvore é originária da Ásia Central, onde seu ancestral selvagem ainda é encontrado hoje.
A maçã, do ponto de vista científico, não é realmente um fruto, e sim um pseudofruto (falso fruto).
História
A maçã foi uma importante fonte alimenticia em todos os climas frios e, provavelmente, a macieira é a árvore cultivada há mais tempo. É a espécie de fruta, à exceção dos cítricos, que pode ser conservada durante mais tempo, conservando boa parte de seu valor nutritivo. As maçãs de inverno, colhidas no final do outono e guardadas em câmaras ou armazéns acima do ponto de congelamento, têm sido um alimento destacado durante milênios na Ásia, Europa e nos Estados Unidos da Ámerica (desde 1800).
Dia da Maçã
O Dia da Maçã (Apple Day), foi instituído pela Associação Common Ground, em 1990, a 21 de Outubro, uma iniciativa que surge para promover o consumo desta fruta e para dar a conhecer as suas propriedades medicinais.
As propriedades das maçãs são numerosas; o seu nome latino “pomum” significa “fruto” e para os antigos significa o fruto de excelência.
E o que têm as maçãs para serem um fruto consumido desde há cerca de 20.000 anos e que as crenças populares as consideram uma excelente prevenção?
- Fonte de fibra que regula o trânsito intestinal.É um clássico remédio contra a prisão de ventre.
- Contem pectina, fibra solúvel com boas propriedades digestivas.
- Limpa o organismo de resíduos. É útil em casos de artrites, reumatismo e gota.
- Comida crua, limpa, desinfecta a boca e fortalece as gengivas.
- Controla o nível de açúcar no sangue e o colesterol LDL (colesterol mau). È recomendada para os diabéticos.
- 85% da sua composição é agua, sendo uma excelente fonte de hidratação e muito adequada para dietas de emagrecimento.
O Concelho de Armamar - Capital da Maçã de Montanha – possui cerca de 1400 hectares de macieiras, sendo um dos municípios com a maior área de pomares de macieiras no país, tendo uma produção anual de cerca de 50 mil toneladas de maçãs, (segundo dados da Associação de Fruticultores de Armamar e do INE (1999)).
As principais variedades de maçãs produzidas no município são a golden e a starking, por serem muito resistentes e assim se adaptarem melhor ao frio e às condições geo-climáticas da região. Produzem-se em zonas de grande altitude e têm ambas um elevado teor de açúcar, em especial a golden. Existem ainda pomares com outras variedades, como a royal gala, a bravo esmolfe e a reineta.

“An apple a day keeps the doctor away”
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




.png)


